Caminhos da evolução: Deixando a água

Uma resposta ao acumulo de predadores nos mares foi o uso de sacos cheios de ar, que alem de permitir melhor respiração em águas pobres em oxigênio facilitava a fulga para fora d’água quando um predador ameaçava.
Mas com barbatanas não-articuladas os peixes conseguiam somente se debater na terra como acontece hoje se você por algum peixe fora da água.
Mudanças na barbatana ajudaram esses peixes a se locomoverem pela terra. Duas linhagens de peixes ósseos desenvolveram barbatanas articuladas: os peixes com barbatanas lobadas e peixes pulmonados.
Os peixes com barbatanas lobadas prosperaram no período Devoniano até cerca de 25 milhões de anos atrás, quando se pensavam que já estavam extintos . Entretanto , em 1938 um peixe com nadadeiras lobadas foi pescado próximo as ilhas Comoro no Oceano Índico ( esse da fato).
Latimeria Chalumnae é o nome do nosso elo perdido, é um predador de outros peixes com cerca de 1,5m de e pesa 82kg.
Essa capacidade de ir em terra firme deu origem aos Tetrapódas, animais com quatro patas que posteriormente se dividem em: Anfíbios, répteis, Aves, e Mamiferos.
A mediação entre terra e água ocorre com os Anfíbios que surgiram a partir de ancestrais que eles compartilhavam com peixes pulmonados.
Nessa linhagem, barbatanas articuladas curtas e grossas dos ancestrais originou pernas locomotoras. O padrão dessas pernas tem permanecido ao longo da evolução dos vertebrados terrestres. Veja os documentários “História de todos nós” em nossa relação de vídeos para entender melhor esses processos.

4 comentários :

Biosfera disse...

É fascinante como a evolução nos supreende dia-a-dia

Parabéns pelo texto e pelo blog


Abraçao

visite-nos

Clayton Mendonça disse...

Pow,, muito show o blog,,
Prefiro ler os post do quee ler o livro,, é muito mais didático,,

Anônimo disse...

Good post and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you on your information.

Anônimo disse...

Making money on the internet is easy in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat ebook[/URL], Don’t feel silly if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses not-so-popular or little-understood methods to build an income online.