Sede Zero ou Fome Zero?

A fome é uma guerra que ocorre pelo direito da existência desde os tempos primórdios da humanidade na terra. Porém, sem água não há como fazer guerra nem produzir alimentos para combater a fome.
Segundo o IBGE de 2000 o cidadão brasileiro tem da ordem de 34.000 m3/ano per capita de água doce de seus rios para usar. Isto nos coloca na classe dos mais ricos de água doce do mundo.
O Brasil não é tão rico de água assim, dizem alguns, à medida que perto de 80% das descargas anuais dos rios ocorre nas regiões hidrográficas dos rios Amazonas e Tocantins, onde se tem a mais baixa densidade demográfica do pais. Porém fica difícil explicar ao mundo de água escassa que, até nas cidades mais importantes da região Amazônica, quase metade da população esteja sujeita aos mesmos problemas de saneamento básico que ocorrem nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife ou São Paulo.
Os registros fósseis indicam que durante a ultima idade do gelo ( entre 100 mil e 10 mil anos aC) o crescimento progressivo da população obrigou aos grupos de caçadores e coletores a ocupar as regiões mais férteis, tais como os vales dos rios Tigre e Eufrates, berço da civilização, isso indica que o uso eficiente da água é a maneira mais barata de combater a fome. Parece que essa lição não foi aprendida ( ainda distribuímos alimentos ou dinheiro).
Levando em consideração os problemas de apagão, desperdício e o nível de evaporação das principais bacias, desenvolver as alternativas locais de produção de energia elétrica onde a água não é fator competitivo, tais como o uso mais racional do gás natural, dos ventos e do sol é muito mais lucrativo.
Por sua vez, estudos desenvolvidos para a orientação da agricultura no Nordeste, mostra que irrigar na região pelo método do espalhamento superficial é um crime ambiental e burrice econômica.
Enquanto perdurar a idéia de água inesgotável (ao meu ver tem mudado), enquanto ninguém se preocupar em dar um uso eficiente a água, vamos continuar com diversos problemas gerados pela escassez.
Artigo: Sede Zero, revista ciência e cultura n° 4 - 2003 P33



__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário :