A Definição dos Dinossauros


A Era Mesozóica é comumente chamada de “ A Era dos Dinossauros”, porque por mais de 1500 milhões de anos, um único grupo muito diversificado de répteis dominou a vida na Terra.
Os primeiros dinossauros foram, provavelmente, caçadores bípedis menores do que um cão, mas eles logo se desenvolveram em uma ampla variedade de formas e tamanhos e se espalharam pelo mundo. Nesse período, variaram no tamanho, desde gigantes mais pesados que uma baleia até animais pequenos como uma ave.
Nenhum espécie individual de dinossauros durou mais do que poucos milhões de anos, mas novas espécies sempre se desenvolviam – cientistas listam 900 gêneros de dinossauros que viveram em alguns momentos entre 230 milhões e 65 milhões de anos.
O que Constitui um Dinossauro?
Os paleontólogos podem diferenciar um dinossauro de outros animais fósseis por detalhes nos ossos de seu crânio, ombros, vértebras, mãos, cintura e membros posteriores. Esses mostram que os dinossauros andavam com os membros eretos e sobre seus dedos, não plantígrados ( com sola dos pés e a palma das mãos ) como os ursos.
Sem espécimes vivos para estudar não podemos saber como funcionava seus corpos, mas eram quase certamente de sangue quente ( isto permitia povoar quase todos os ambientes ).
As pequenas espécies, provavelmente geravam calor interno como as aves e os mamíferos o fazem. Nenhuma espécie tornava-se inerte ao frio como os repteis comuns, mas os dinossauros estavam sempre prontos para encontra comida ou um parceiro. Saiba mais vendo o vídeo “Dinossauros” no BiofacioTV.

Nenhum comentário :