Como ocorre a manutenção da vida em um ser vivo?

A existência de uma espécie depende de sua capacidade de perpetuar-se. Essa perpetuação ocorre por meio de mecanismo de reprodução. Ao reproduzir-se, um um organismo faz com que sua informação genética seja transferida para gerações futuras. Todavia a reprodução, especialmente no caso dos animais, é algo que exige o desenvolvimento de estruturas corporais (gônodas), que consomem tempo, energia e matéria.
Existe uma série de funções que devem ser realizadas pelo corpo de um organismo para que ele seja capaz de reproduzir-se.
Sendo organismos heterótrofos ( não produção de seu próprio alimento ), os animais precisam incorporar direta ou indiretamente a matéria orgânica produzida pelos autótrofos (fotossintetizantes) para construção do seu corpo e satisfazer processos metabólicos diversos.
Apesar de existirem muitas espécies de seres anaeróbicos ( não utiliza oxigênio), a grande maioria utiliza oxigênio em seus processos vitais ( aeróbicos ).
Assim um organismo deve ser capaz de absorver e eliminar matéria e energia – por exemplo - moléculas, fezes e calor. Sais e água devem ser reabsorvido se estão em carência ou eliminados se em excesso.
Organismos então devem ser vistos como uma grande integração de partes que se complementam para realizar funções necessárias à manutenção da vida e em ultima instância a reprodução.
Fonte: Riebeiro-Costa & Rocha, Invertebrados, manual de aulas práticas-2002

Nenhum comentário :