1-Estudando a Vida

Há bilhões de anos a vida se instalou na terra, com o passar do tempo houve uma explosão da diversidade, Mas contando um pouco da história, a vida surge a partir de matéria inerte e tudo que é vivo ou não vivo é feito de substância química, que por sua vez suas menores unidades são os átomos. Para explicar melhor eu poderia dizer que os átomos são os tijolos das moléculas e cada molécula guarda informações, essas moléculas interagem e formam moléculas maiores, Ex: Carboidratos, Lipídeos ...
Muito tempo passou (3,8 bilhões de anos), e a interação entre moléculas passou a acorrer em sistemas delimitados por membrana. Dentro destes compartimentos (células) começou a ocorrer o controle sobre a entrada, retenção e saída de substâncias e também as reações químicas que ocorrem dentro destes compartimentos. Essas células se tornaram tão eficientes, que se tornaram a unidade de toda vida gerada. As primeiras células eram muito pequenas viviam separadas, dispersas em oceanos, chamamos elas de Procarióticas. Para se manterem, crescerem e reproduzirem obtinham energia a partir do ambiente, as transformações exercidas por estas células da matéria prima encontrada no ambiente é chamado de metabolismo.
Algum tempo passou, e alguns organismos passaram a utilizar a energia do sol para propulsionar seu metabolismo ( fotossíntese ), de forma gradual o efeito desse mecanismo foi dramático, muito oxigênio começou a ser lançado na atmosfera e isso abriu novos caminhos, o oxigênio que usamos hoje, combinado com o ozônio começou a se acumular formando uma camada protetora da radiação ultravioleta do sol, abrindo caminho para novas formas de vida.
WILLIAM k. Purves, et al.- Vida a Ciência da Biologia, vol3. Ed Artmed-2006