3-Manguezais Da Bahia: Breves Considerações .

O que é manguezal?
É um ecossistema com uma vegetação predominantemente lenhosa, arbórea que coloniza solos lodosos, pouco consolidados, ricos em matéria orgânica e com baixo teor de oxigênio. Com grande variedade de microorganismos, macro algas, crustáceos e moluscos. Sob grande variação de salinidade e fluxo de marés é local favorável à proteção, alimentação reprodução e desova de muitos animais. Localiza-se nas regiões costeias e tropicas e subtropicais do planeta estabelecendo-se na zona entre marés, faixa de transição entre terra e mar quase sempre abrigados por rios e estuários.
Distribuiçãos dos manguezais
A terra possui área estimada em 162.000Km2 de manguezais distribuidos ao longo das regiões costeiras tropicais e subtropicais a terra entre as latitudes 25° N e 25° S alcançando a melhor faixa de desenvolvimento entre os tropicos de Câncer e Capricórnio
Distribuição no Brasil
No Brasil cerca de 25 mil km2, estão distribuídos ao longo de uma costa continental com mais de 8mil km que vai do Oiapoque, extremo norte do país, até laguna de Santa Catarina.
No norte do país, devido as condições ambientais a amplitude das marés e a oferta de nutrientes, as arvores podem chegar a 30m de altura e o substrato lodoso a 15m de profundidade. No litoral do nordeste a baixa amplitude das marés e a pluviosidade reduzida e a configuração da costa limitam o desenvolvimento dos manguezais.
Na Bahia estima-se que a área de manguezal seja de 1000km2, distribuídos ao longo de 1.181km de costa, onde os maiores bosques estão entre os municípios de Valença e Maraú no baixo sul da Bahia. Na Baía de todos os santos, o estuário do rio Paraguaçu formam importantes bosques de mangue branco, preto e vermelho
Características ambientais do manguezal da Bahia
Ecossistemas tropicais de regiões quentes com pluviometria acima 1200mm/ano, quase sempre abrigados e nas zonas entre marés, com relativa flutuação de salinidade, entre 3 e 35 ppm de sal, substrato lodoso muito rico em matéria orgânica, baixo teor de oxigênio e inundado freqüentemente pelas marés.
Importância dos Manguezal
Os manguezais são verdadeiros berçários, local de proteção alimentação e reprodução para diversas espécies, contribuindo para a sobrevivência de espécies de aves e mamíferos. 2/3 das espécies de peixes economicamente explorados dependem desse ecossistema que é responsável pelo equilíbrio da cadeia trófica e manutenção de recursos naturais de zonas costeiras. A grande quantidade de matéria orgânica produzida no manguezal constituí-se de rico alimento energético para diversos componentes da fauna estuarina e marinha, uma vez que durante o processo de decomposição são colonizados por microrganismos formando a base para diversas cadeias alimentares e parte dessa produção é levada par a maré até as éguas costeiras adjacentes. Existe uma relação direta entre produtividade de pesca e conservação dos manguezais, são também importantes para proteção da costa contra erosão, nesse sentido são utilizados em alguns países para proteção de hidrovias e zonas urbanas litorâneas. Importantes para atividades educacionais, recreativas, turísticas e a investigação cientifica, alem de seu exuberante aspecto foto-paisagístico de importância geomorfológica ecológica e sócio- econômica.
Autor Sergio Ramos/ ( Org) Ilheus: Editus 2002 – P104

Nenhum comentário :