Relação entre Metais e Ambientes de Manguezal

O aumento da concentração de elementos contaminantes nos ambientes aquáticos está relacionado ao processo de industrialização, e ao aumento da densidade populacional ao redor desses ambientes (GATTI et al., 1998 apud  PLETSCH, 2002). As descargas de elementos contaminantes em corpos aquáticos, podem resultar em alterações no comportamento físico, químico e biológico tanto do corpo receptor como do elemento. Essas alterações podem ser separadas em duas categorias (1) efeito do ambiente sobre o elemento contaminante, (2) efeito do elemento contaminante sobre o ambiente. A primeira categoria enfatiza condições sob as quais os ambientes receptores podem influenciar a especiação e a toxidade dos metais, o efeito do metal na resposta biológica é enfatizado na segunda categoria (PLETSCH, 2002).
Ao serem trazidos até os diversos ecossistemas, os metais podem ser incorporados aos organismos que ali se encontram, seja por bioacumulação ou biomagnificação (ALMEIDA, 2001). Os manguezais atuam como eficientes barreiras biogeoquímicas de metais em áreas costeiras tropicais através da imobilização dos elementos no sedimento sob forma não biodisponível que, juntamente com certas adaptações fisiológicas típicas de árvores de manguezal, reduzem sensivelmente a absorção de elementos contaminantes pelas plantas (SILVA et al., 1990 apud  FRUEHAUF, 2005). Para VANNUCCI (2002) apud RAMOS (2002) essa propriedade dos manguezais é o maior beneficio oculto que a floresta de mangue nos presta.
 A maioria dos ambientes aquáticos naturais tem capacidade de reduzir os efeitos de elementos–traço devido a presença de ligantes naturais que complexam estes elementos tornando-os menos biodisponíveis (PLETSCH, 2002)   
Dependendo das condições, o metal pode variar a densidade, diversidade, estrutura da comunidade e a composição das espécies animais e vegetais. (PLETSCH, 2002). LACERDA (1984 ) e MACEDO (1986) apud FRUEHAUF (2005) concluíram que os metais interagem com os processos fisiológicos de plantas e animais, causando principalmente disfunções em seus sistemas enzimáticos. No caso dos manguezais, seu efeito é mais drástico quando afeta o mecanismo de regulação da concentração de sais. Segundo FRUEHAUF (2005), os elementos contaminantes são um dos tensores responsáveis pela degradação de bosques de manguezais, interferindo na regeneração das plantas desta área. Sua influência depende da taxa de metabolismo ou de eliminação dos produtos, que é variável para cada organismo (LEMAIRE & LEMAIRE, 1975  apud ALMEIDA, 2001).
Fonte: FIGUEIREDO, M.O. Determinação de Elementos Contaminantes na Coluna D'água do Manguezal do Rio Passa Vaca-SSa/Ba Monografia (graduação) Instituto de Ciências Biológicas, Ucsal 2005


__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário :