Plantas - um pouco de sua evolução


A terra não tinha uma tonalidade verde até cerca de 0,5 bilhões de anos atrás, bem depois que os ancestrais das plantas atuais invadiram o ambiente terrestre em algum momento da história. As primeiras plantas eram minúsculas, mas suas atividades ajudaram a converter rochas em um solo capaz de sustentar a necessidade das plantas vindouras. Plantas cada vez maiores surgiram e mais alguns milhões de anos passaram já havia florestas, no entanto poucas plantas eram como as de hoje. O ambiente de onde essas plantas se originaram difere drasticamente do ambiente terrestre, é óbvio que no ambiente aquático a disponibilidade de água está por toda parte, mas é difícil ser encontrada em terra. Outro problema era a ação de suporte que a água exerce sobre o corpo das plantas e em terra tinha que encontrar outra saída ou esparrama-se sobre o chão. Há também que se pensar num meio de dispersar seus gametas e descendentes, pois utilizava-se o meio liquido abundante anteriormente. Todas essas novas características adquiridas eram partilhadas um ancestral das plantas atuais as adaptações para um ambiente terrestre surgiram a medida que a evolução das plantas continuava.
As primeiras eram avasculares – sem tecido condutor de água e alimento – desta forma atraqueófitas é o termo mais correto. Nunca foram plantas grandes e muitas crescem em massas densas e eram pequenas o bastante para que os minerais possam ser distribuídos por difusão e não possuíam as folhas, caules e raízes que caracterizam as plantas mais recentes. Para você Ter uma idéia de tempo os fosseis das primeiras atraqueófitas datam de cerca de 350 milhões de anos.
Logo em seguida surgem as primeiras plantas vasculares- Traqueófitas é o termo mais correto, mas sem sementes, a produção de sementes é uma característica que aparece depois em plantas mais recentes, como as coníferas-Giminospermas (sementes nuas, sem flores). As sementes são estruturas extraordinárias, elas protegem o embrião da planta de extremos ambientais por longos períodos e essas características tornam as plantas com sementes o tipo predominante na terra com o passar do tempo. As plantas com flores ( Angiospermas ) é o outro grande passo e representa o extremo atual de uma tendência evolutiva.
fonte: WILLIAM k. Purves, et al.- Vida a Ciência da Biologia, vol2. Ed Artmed-2006



__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

2 comentários :

Blog disse...

Achei muito bom no Biofacio TV-Seu Canal de Ciência ( Vida no ventre)... MUITO INTERESSANTE.

Blog Colaborativo disse...

Veja também nossos vídeos-BiofacioTv
Títulos como:
Animais do Polo Norte

Aquecimento global


Aventura no Quenia

Buraco branco no tempo

Camuflagem animal

Ciência e Fé

Cosmo - Origem da Vida

Cosmo - Descobrindo o Espaço

Cosmo - Harmonia dos Mundos

Células tronco

Desenvolvimento embrionário

Direito dos animais

Documentário -A carne é fraca

Ecovila (Bioconstrução)

Evolução e origem da vida

Hipertensão na gravidez

História de todos nós

Introdução ao HIV- breves considerações

Lendas da Ciência

Mamiferos caçadores P1

Mamiferos caçadores P2

Mamiferos herbívoros

Mamíferos das árvores

Mamíferos marinhos ↓

Mamíferos onívoros

Mamíferos roedores

Mini aula - bioquímica, embriologia e etc.

Mini aula - Células tronco

Mini aula - Origem da vida

Mini aula -Ecologia, genética e etc.

Mundos invisíveis

Poeira das Estrelas

Predadores

Reciclagem

Saúde da Mulher

Terráqueos- Seres humanos e animais

Universo Paralelo

Vida marinha

Vida no ventre

vídeos sobre protistas