Fungos: Recicladores, Assassinos e Parceiros de Plantas

O ar que respiramos contém um número grande de esporos de fungos, alguns desses esporos são potencialmente perigosos causando doenças que em alguns casos não tem cura, mas os fungos não são um grupo só de vilões, muitos deles tem uma importância comercial muito grande e prestam um grande serviço para as plantas interagindo com raízes aumentando a capacidade de absorção de água e outros nutrientes.
Alguns chegam a dizer que a terra sem os fungos seria um local confuso, eles estão em atividade nas florestas, nos campos e nos depósitos de lixo, agindo na decomposição dos restos orgânicos. Os fungos são surpreendentemente magníficos, secretam enzimas que fazem a digestão de grande moléculas e depois absorvem os produtos dessa digestão, muitos deles são heterótrofos ( consomem o que produzido por outro) e outros são sapróbios ( consomem a matéria morta ) e como poderíamos pensar, há também os que são parasitas.
Os fungos são seres de um reino primitivo. Evidências fósseis sugerem que eles estão presentes há 600 milhões ou mais.
Formas unicelulares são encontradas em todos os filos de fungos, mas a grande maioria não é unicelular, no entanto há questionamentos se podem então ser considerados multicelulares.
Os fungos possuem estruturas chamadas hifas, que podemos dizer que são filamentos que proporcionam o crescimento, permitindo então ao fungo que se alastre ou colonize outras áreas ao seu redor ( em alguns casos pode chegar a 1km/dia ). As hifas de um fungo pode atacar uma planta invadindo por meio de aberturas nas folhas ou fazer uma penetração direta.
Uma das características dos fungos é a sua resistência aos ambientes desfavoráveis, por exemplo a gelatina na geladeira é um local que não favorece o crescimento de bactérias, mas pode abrigar colônias de fungos (mofo), muitos toleram extremos de 5 a 6°C abaixo de zero e também o outro extremo como 50°C ou mais.
A nutrição dos fungos parasitas é muito interessante, alguns atuam como predadores ativos, capturando protistas ou animais microscópicos, a estratégia mais comum é secretar substâncias pegajosas e quando a vitima passa fica grudada firmemente, então as hifas invadem rapidamente a presa se espalhando pelo seu corpo, absorvendo nutrientes e dominando por completo a presa causando a morte.
fonte: WILLIAM k. Purves, et al.- Vida a Ciência da Biologia, vol2. Ed Artmed-2006


__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário :