Turismo em Espaços Protegidos

Com o despertar da sensibilização da opinião pública dos países desenvolvidos com os temas e as causas ambientais, assim como para novas atitudes frente às áreas naturais. As modalidades de turismo denominadas como alternativas surgiram a partir da década de 70 como uma opção ou reação ao turismo de massa, quando começaram a se evidenciar os problemas por ele provocados e a serem discutidos novos tipos de turismo de menor impacto sobre o meio ambiente e as comunidades anfitriãs.
Em uma época em que o ambientalismo se afirma como uma poderosa ideologia, surge a união da ecologia com o turismo. O ecoturismo é geralmente considerado um meio de desencorajar atividades mais predatórias, em favor de um turismo mais leve e seletivo, com ênfase na natureza preservada ou pouco alterada. Entre outras coisas, é visto como um veículo para financiar a conservação e promover o desenvolvimento de economias subdesenvolvidas e beneficiar comunidades rurais.
Goodwin difere o turismo de natureza e o ecoturismo, sendo que o primeiro engloba todas as formas de turismo – turismo de massa, turismo de aventura, turismo de baixo impacto, ecoturismo que utilizam os recursos naturais de uma forma selvagem ou não desenvolvida, enquanto que o ecoturismo de baixo impacto, contribui à manutenção de espécies e habitats diretamente, por meio de uma contribuição à conservação ou indiretamente produzindo rendimentos para as comunidades locais.
O desenvolvimento turístico em áreas protegidas pode gerar, de um ponto de vista ideal, benefícios econômicos em nível regional, local e mesmo nacional, aumentando os lucros com divisas, ofertas de empregos, além de promover recursos para a preservação do patrimônio natural e cultural. Pode-se citar exemplos da importância da atividade de ecoturismo desenvolvida em unidades de conservação para alguns países. O Sistema Nacional de Parques dos Estados Unidos composto por 376 áreas protegidas, recebe por ano, mais de 270 milhões de visitantes, que geram receita de 10 bilhões de dólares e 200 mil empregos. Comparando com o Brasil, o parque mais visitado dos EUA, o Great Smoky Mountains, recebeu 9,2 milhões de visitantes em 1996, enquanto o parque nacional brasileiro mais visitado, o Parque Nacional do Iguaçu, recebeu em 1995 apenas 878 mil visitantes.(IUNC,1998).
Autor: Ligia Pitta

Nenhum comentário :