Como os animais escolhem o que comer?

Levando em consideração que o alimento é um recurso importante, quanto tempo um animal deve gastar procurando comida? A teoria do forrageamento tenta responder.
A hipótese fundamental é que a seleção natural tem moldado o comportamento dos animais afim de resolver seus problemas, fazendo as melhores escolhas disponíveis, um forrageador (animal que procura alimento) pode tentar melhorar a taxa na qual obtém energia procurando uma variedade de vítimas ou minerais, e pode tentar minimizar os riscos durante a procura.
Vamos pensar assim, um predador está tentando melhorar a taxa de ingestão de energia, quanto mais eficiente ele for, mais tempo e energia ele terá para gastar em outras atividades como a reprodução, pensando deste modo um predador eficiente deveria produzir mais descendentes do que um menos eficiente. O tipo mais valioso de presa é aquele que produz mais energia e se gasta o menor tempo para conseguir, mas a medida que o tipo mais valioso começa a diminuir o predador adiciona tipos de presas de menor valor energético a sua dieta, o que pode significar presas menores, podendo chegar ao extremo de que qualquer coisa que apareça pela frente poderá ser devorado.
Mais existem animais que podemos chamar de especialistas, no sentido que eles se especializaram tanto a conseguir um único tipo de alimento, que se por algum motivo esse alimento não estiver mais disponíveis no ambiente eles morrem de fome.
Já que existe os especialistas há também os generalistas, que podem utilizar algum outro recurso alimentar quando sua presa principal não estiver disponível.
Tais testes destas teorias tem fornecido informações de como ocorre as escolhas alimentares.

fonte: WILLIAM k. Purves, et al.- Vida a Ciência da Biologia, vol2. Ed Artmed-2006



__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário :

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu