A escolha de parceiros pode causar um impacto evolutivo numa população

Como os indivíduos escolhem com quem se associar, como interagir com eles e quando abandona-los. A escolha mais importante que um animal faz é a seleção do seu parceiro sexual.
O comportamento de acasalamento envolve um conjunto de pequenas escolhas, o básico é escolher um indivíduo que seja da mesma espécie, as escolhas adicionais podem ser baseadas nas qualidades de um parceiro em potencial, nos recursos que ele controla (alimento, locais de nidificação, áreas de fuga) ou uma combinação de todos esses aspectos.
Nas espécies nas quais os indivíduos não controlam nenhum "recurso", as características dos parceiros são os únicos critérios ( o indivíduo tem que exibir beleza que geralmente está associado com saúde e boa bagagem genética).
Machos e fêmeas tem comportamento reprodutivo muito diferente, usualmente os machos iniciam a corte (tomam a iniciativa) e freqüentemente disputam uns com os outros as oportunidades de acasalamento, as fêmeas raramente brigam na disputa por machos. Por que o comportamento é tão distinto entre machos e fêmeas?
A resposta está no custo da produção de espermatozóides e de óvulos, tendo em vista que os espermatozóides são pequenos e de produção barata, um macho produz quantidade suficiente para Ter uma multidão de descendentes ( isso no mundo animal quer dizer sucesso ). Os óvulos são tipicamente maiores e custam caro para ser produzidos, o sucesso reprodutivo de uma fêmea depende principalmente da qualidade de genes que ela recebe de seu parceiro, os recursos que ele controla e da qualidade de assistência que ele fornece no cuidado da prole.
Pensando assim, fêmeas podem causar a evolução de características exageradas que indicam qualidade dos machos.
fonte: WILLIAM k. Purves, et al.- Vida a Ciência da Biologia, vol2. Ed Artmed-2006


__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios

Nenhum comentário :