Os Problemas do Beijo

Atualmente muitas pessoas têm abusado do beijo, através da onda do ficar , das competições juvenis de saber quem beijou mais na mesma noite. Acho que as pessoas não imaginam que o beijo pode transmitir doenças e quanto mais pessoas se beija, maior o risco de contraí-las.
Das doenças transmissíveis através do beijo, a mais específica é a mononucleose infecciosa, comumente chamada de doença do beijo. É uma doença causada pelo vírus Epstein-Bar e transmitida pela saliva. Os sintomas desta virose podem ser confundidos com um resfriado, pois o indivíduo contaminado pode apresentar dor de garganta, febre, mal estar, fadiga, aumento dos gânglios, que ficam doloridos, do baço e do fígado. Cerca de 8% das pessoas podem apresentar uma espécie de irritação que deixa a pele com pontos vermelhos com duração de aproximadamente 5 dias e desaparecem sem deixar cicatriz. Não existe um medicamento para a doença e muito menos uma vacina. O que tratamos nesse caso são os sintomas. Saúde bucal é de fundamental importância e podemos dizer que uma pessoa que não tem uma boca saudável, é um indivíduo doente. A doença de gengiva (gengivite) acomete uma grande parte de população. Ela é causada por bactérias que se instalam ao redor dos dentes e causam uma inflamação da gengiva.
Essa inflamação gengival faz com que ela fique inchada, avermelhada e comece a sangrar, nesta fase damos o nome a essa doença de gengivite. Muitas pessoas comentam no consultório que a gengiva sangra durante a escovação ou até mesmo de forma espontânea e acham que isso é normal. Seria normal que alguma parte do seu corpo sangrasse na hora do banho?
Esse sangramento é anormal e se não tratado pode ser transformar em periodontite, causando coleções purulentas (pus) na boca, sangramento e mau hálito. Pessoas com gengivite ou periodontite, podem transmitir as bactérias dessas doenças através do beijo e expor pessoas a desenvolvê-las. Alguns trabalhos mostram um aumento na número de jovens com gengivite e avaliam que além de uma escovação deficiente, o aumento da quantidade de pessoas beijadas esteja ajudando que isso aconteça. A gengivite pode ser evitada com boa higiene bucal, uso correto e com cuidado da escova e fio dental. Se você impedir que a gengivite avance, ela não chegará a periodontite, que neste caso necessita de tratamento especializado.
Cáries dentárias também são causadas por bactérias e por isso também são transmitidas através do beijo. O herpes é uma doença infecciosa e extremamente contagiosa, causadas pelo HSV-1 e HSV-2. A transmissão é por contato direto de uma lesão infectada de um indivíduo para a pele ou mucosa de um indivíduo não infectado. Após contaminação existe um período entre 13 e 14 dias para que se manifeste e algumas vezes são assintomáticas. Entre vários sintomas como febre alta e aumento dos gânglios do pescoço, causa múltiplas feridas na boca,lingua e faringe, alem de intensa reação inflamatória da gengiva.
Candidíase é um termo que inclui um grupo de condições mucosas e cutâneas com um agente etiológico comum do gênero CÂNDIDA de fungos. É a infecção micótica bucal mais comum, embora os índices de freqüência sejam difíceis de determinar por causa da prevalência do microrganismo causal numa grande proporção da população. As manifestações bucais da candidíase são variáveis, sendo observadas numerosas formas. A forma mais comum é a pseudomembranosa, conhecida como sapinho.
Fonte: Yahoo Saúde e Bem estar.


__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário :