Conhecendo um pouco mais – pH

O potencial hidrogenionico (pH) representa a intensidade das condições ácida e alcalina e é calculada numa escala de 0 a 14  ( ácida < alcalina ).
Num ambiente aquático as alterações de pH podem Ter origem natural ( dissolução das rochas, fotossíntese) ou não naturais como despejos domésticos e industriais.

Para a manutenção da vida aquática o pH situa-se  numa faixa de 6 a 9, existem exceções, provocadas por influencia natural como é o caso de rios de cores intensas devido a presença de substâncias húmicas proveniente da decomposição de vegetação. Nesta situação o pH é sempre ácido ( 4 a 6) como é o caso de alguns cursos de águas da planície amazônica.
A acidificação das águas pode ser também gerado pela poluição atmosférica através da chuva ácida.

Pode também existir ambientes aquáticos naturalmente alcalinos em função da composição química das suas águas é o exemplo de alguns lagos africanos onde o pH pode chegar 10.

No que corresponde a água de abastecimento, valores baixos no pH pode contribuir para a corrosividade, agressividade.  Valores elevados contribui para incrustações na tubulação.
Além do mais, tais alterações pode contribuir para um potencial toxicidade de vários elementos.
Fonte: Funasa - Curso básico de vigilância ambiental e saúde / 2002   


__________________
Ajude o Biofácio/clique nos anúncios


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário :