Cães sabem o que sentimos


Cães conseguem decifrar emoções humanas, diz estudo

Investigadores da Universidade de Lincoln, em Inglaterra, acreditam que, tal como os humanos, os cães domésticos podem ser capazes de olhar para o rosto de uma pessoa e avaliar as suas emoções.

Segundo um artigo da revista "New Scientist", citado pela BBC, quando os seres humanos vêem uma pessoa pela primeira vez têm tendência para dirigir primeiro o olhar para a esquerda, para o lado direito do seu rosto.

Este comportamento não se verifica quando as pessoas olham para outros objetos, mas apenas para o rosto humano. Ainda não existe uma explicação definitiva para esta situação, embora uma teoria defenda que o lado direito do rosto expressa melhor as emoções humanas.

Após terem mostrado a 17 cães imagens de faces humanas, de cães e de macacos, assim como objetos inanimados, os cientistas da Universidade de Lincoln chegaram à conclusão que os cães possuem a mesma capacidade.

A equipa filmou o movimento dos olhos e das cabeças dos cães, tendo descoberto que os animais, quando olhavam para o rosto humano, também direcionavam o olhar para a esquerda, para o lado direito da face. Este comportamento que não se verificou com as outras imagens.

Os investigadores sugerem que, após milhares de gerações a viver com os homens, os cães podem ter desenvolvido esta capacidade como uma forma de identificar as emoções humanas.

No entanto, os cães também olharam para a esquerda quando observaram um rosto invertido, com a testa para baixo, algo que já não sucede com os humanos.

Os cientistas acreditam que isto se deve ao fato de o lado direito do cérebro dos cães - responsável por processar a informação do campo visual esquerdo - está melhor adaptado para interpretar as emoções faciais humanas do que o lado esquerdo.

Um estudo subseqüente mostrou que a tendência de olhar para a esquerda entre os cães é muito mais forte quando se deparam com um rosto humano zangado do que com um neutro ou feliz.

Fonte: Site ciberia.

2 comentários :

Anônimo disse...

Eu sempre soube que meu cachorrinho me entendia...rsrssr

Anônimo disse...

EU TAMBÉM SABIA, EU JÁ O DEIXEI DE LADOUMA FZ,PASSEI 15 DIAS SEM FALAR COM ELE: MINHA MÃE DAVA BANHO, DAVA COMIDA E ETC.. AI ELE FICOU DEPRIMIDO, QUASE MORRE.