Animais e seus parceiros reprodutivos


Os indivíduos escolhem com quem se associar, como interagir com eles e quando abandona-los. A escolha mais importante que um animal faz e porque não dizer seres humanos também, é a seleção do parceiro reprodutivo.
O comportamento de acasalamento envolve apenas um conjunto de pequenas escolhas. A decisão de acasalamento mais básica é a escolha de um parceiro da mesma espécie e uma vez que isso já esteja resolvido as decisões adicionais podem ser baseadas nas qualidades de um parceiro em potencial, os recursos que ele controla - alimento, locais de nidificação ( lugar para fazer o ninho ou toca ) e áreas de fulga ou a combinação desses aspectos.
Entre as espécies onde os indivíduos não controlam nada, as características dos parceiros é que contam ( aparência )
O comportamento de machos e fêmeas são completamente diferentes, geralmente são os machos que tomam a iniciativa e frequentemente brigam com outros machos por conta disso ( você observa isso em qualquer esquina ). As fêmeas raramente brigam por machos e rejeitam machos cortejadores ( os que acham que estão com a bola toda )
Mas por que tudo isso?
A resposta está no custo de produção de espermatozoides e óvulos, tendo em vista que os espermatozóides são pequenos e baratos, um macho tem uma super produção deles e óvulos tem um custo energético gigantesco ( não pode dá pra qualquer um )
O sucesso reprodutivo de uma fêmea depende da qualidade dos genes dos seu parceiro, dos recursos que ele controla e da quantidade de assistência que ele fornece ( cuidando da prole ). Isso causa a seleção dos machos que conseguem parceiras. ( qualquer relação com seres humanos não é coincidência...rsrs )

Fonte: Purves et al. Vida a ciência da Biologia, 2006

__________________
Assuntos Relacionados abaixo

Nenhum comentário :