Corpo dos animais


O corpo dos animais reflete o modo de vida deste animal, bem como o seu hábitat. Algumas criaturas marinhas como as lulas e as cavalas tem corpo liso e hidrodinâmico, o que lhe permite mover-se rapidamente pela água, enquanto as lentas estrelas-do-mar rastejam sobre o leito oceânico usando o que chamamos de pés ambulacrais.
A maioria dos animais terrestres possuem membros para suporte e movimento, apesar de as cobras moverem seus longos corpos coberto por escamas sem a necessidade de pernas. Sapos e rãs tem forte membros posteriores para saltar, seus seus pés membranados e a pele úmida e fina são adaptações para a vida em ambientes encharcados.
As patas articuladas do besouro suportam um corpo pesado recoberto por um duro exoesqueleto (esqueleto esterno) protetor. As pernas fortes de um felino como o tigre, dentes e olhos frontais o caracterizam como um caçador o mesmo acontece com as aves de rapina como falcões e atc. Todos adaptados e modelados para realizar suas atividades de sobrevivência.
Neste mesmo pensamento, sabemos que a maioria dos animais que se move ativamente possui uma região definida à frente de seus corpos, a cabeça. Ela é habitualmente a a primeira parte a receber informações por isso possui olhos, ouvidos, antenas; de modo a detectar qualquer alteração no ambiente. E isso pode não parecer muito importante mais significou um salto evolutivo, visto que encontramos animais onde não há uma orientação definida do seu corpo ( animais com simetria radial) como os Equinodermatas, ouriços do mar. Assim da para entender como o modo de vida influencia a forma do corpo dos animais e estabelece o sucesso ou não dos seres.
Fonte: Atlas dos animais,7° Edição.
Colaboração- Maxwel de Oliveira, Biólogo.

Nenhum comentário :