O poder dos temperos

Algumas pessoas gostam de seu alimento muito apimentado, outras não. Os temperos que dão um forte sabor aos alimentos são, na verdade, substâncias químicas anti-oxidantes (retarda o envelhecimento), anti-bacterianos, anti-virais. Essas substâncias químicas evoluíram porque protegem as plantas que as produzem de predadores e doenças .
Quando adicionamos tempero na comida, estamos pegando “emprestado” receita de sobrevivência das plantas e usando-as para proteger nosso próprio corpo.
A proteção que o tempero fornece foi especialmente importante antes da refrigeração e do congelamento
serem amplamente disponíveis. (não é atoa que grandes navegações eram feitas em busca de especiarias)
Mas atualmente os temperos ainda ajudam a prevenir contaminação dos alimentos na maior parte do mundo.
Mas porque isso?
A interação entre organismos ocorre de muitas formas, algumas dessas interações envolvem comer e ser comido (o que é muito comum no caso das plantas, sempre a algum bichinho querendo devorar uma plantinha).
Todas as plantas são alimentos potências ou reais de algum outro organismo, muitas delas evoluíram defesas que as tornaram mais difíceis de encontrar ou menos saborosas ou menos nutritivas. Por sua vez os comedores de plantas evoluíram defesas contra toxinas, driblando a ação de proteção.
Bom, há um crescente interesse nas substâncias das plantas, é verdade que isso não é de agora, mas por acaso isto tem se tornado popular e mais e mais pessoas procuram fitoterápicos, valorizam tratamento antes rejeitados como os da medicina oriental.
Algumas pessoas para cuidarem de sua inflamação da garganta costumam mascar um pedacinho de pimenta, visto que os componentes químicos presentes nas pimentas e em outros temperos fortes são anti-bacterianos e anti-inflamatório.
Outro aspecto é que isso também estimula a BIO-PIRATARIA, imagine quantas substâncias estão escondidas na floresta Amazônica e por falta de investimento, estrangeiros ocupam o lugar de pesquisadores brasileiros, descobrem, fazem a patente e vendem para o Brasil...parece brincadeira!

Nenhum comentário :