Caminho da evolução: Peixes

Em uma linhagem de cordados (organismo com formação inicial da coluna vertebral ), a abertura faringiana aumentou de tamanho. Com suas várias aberturas ela era eficiente na separação das presas encontradas no lodo, o qual contém muitas partículas não comestíveis, essa linhagem deu origem aos vertebrados .
No final do período Cambriano, esses vertebrados primitivos desenvolveram estruturas aperfeiçoadas para extrair alimento do lodo e da areia e se locomover na superfície do substrato.
Os vertebrados tem esse nome devido a presença da coluna vertebral, uma estrutura dorsal articulada. O corpo de um vertebrado pode ser caracterizado assim:
  • Um esqueleto interno rígido, que se sustenta na coluna vertebral
  • Dois pares de membros presos a coluna
  • Locomoção mais rápida devido os esses membros, crânio anterior e um grande cérebro
  • Órgãos receptores desenvolvidos ( olhos, narinas e etc. )
  • Órgãos internos acomodados numa cavidade ( celoma )
Os vertebrados ancestrais eram filtradores ( nadavam e filtravam a água para se alimentar ) e não possuíam mandíbulas, aspirando e extraindo alimentos microscópicos. Esses animais deram origem aos peixes.
Um exemplo são os peixes – bruxa que vivem ainda da mesma forma.
Durante o período Devoniano, muito peixes surgiram e alguns já possuíam mandíbulas, a mandíbula permite que o peixe agarre e subjulgue presas vivas relativamente grandes. Com o desenvolvimento de dentes começa então a possibilidade de mastigar partes duras e a mastigação auxilia na digestão aperfeiçoando a habilidade de obter nutrientes.
Surgem grandes predadores de até 10 metros de comprimento e peixes com uma estrutura de como quem está usando uma armadura ( peixes placodermes ), mas que não obtém sucesso e são extintos na era Paleozóica.
Por fim, começa a surgir peixes mais leves e com um material firme formando o esqueleto (cartilagem) e pele flexível com um aspecto de lixa. Os herdeiros dessas características são os tubarões, arraias e quimeras. É isso, e até a próxima em caminhos da evolução.

Nenhum comentário :